
O nome dele se confunde com a história da pista de dança e do DJ. Mas até os mais guerreiros precisam descansar uma hora. Assim, Nicky Siano anunciou que se aposentará das pick-ups quando fizer 55 anos (daqui a 18 meses).
Em 1973, capítulos pioneiros da história da dance music estavam sendo escritos em Nova York e Nicky Siano era um dos protagonistas. Foi nesse ano que, inspirado pelo Loft, de David Mancuso (o embrião do clube moderno), Siano abriu o Gallery. Ele tinha 18 anos.
GIGANTE
No livro Turn the Beat Around (gosta de disco e sabe inglês? Tem que ler!), o autor Peter Shapiro dá uma idéia do gigantismo da figura. Ele conta que NIcky tocava com três pick-ups e ainda operava as luzes do Gallery com pedais. Siano teria sido também o primeiro DJ a usar pick-ups com pitch variável e, com isso, trabalhar à perfeição transições entre um disco e outro. Depois de ensaiada por Francis Grasso alguns anos antes, foi aqui que a mixagem moderna começou realmente a tomar forma.
Siano abusava da equalização, isolando asfrequências das músicas, o que em 1973 era absolutamente radical. O sistema de som do Gallery havia sido construído sob medida e incluía um grave poderoso. Juntando esse chassis com a predileção de Siano por vocalistas femininas extasiadas, Siano ajudou a definir a disco music como gênero musical.
"O típico jogo entre o êxtase total ou o exorcismo emocionante da vocalista e um pano de fundo sombrio e sorrateiro que era a marca da melhor disco music foi demarcado pela primeira vez por Siano", observa Shapiro. Sim, claro-escuro, euforia-escuridão, esse conceito tão fundamental da pista e da música dançante underground foi primeiro desenvolvido pelo DJ nova-iorquino.
E ao repetir as mesmas partes de uma faixa, usando dois discos, por um longo tempo, criando um groove hipnótico, ele foi um dos DJs que ajudou a criar a demanda pelo single de 12" e pela versão "extended" especial para pista.
LOVE IS THE MESSAGE
Em 1978, o Gallery fechou. Durante sua existência, foi tido como um dos melhores clubes da cidade, elogiado em revistas como Billboard e New York e frequentado por gays, antenados, boêmios e famosos como Grace Jones e Barbra Streisand.
Siano foi então chamado para ser um dos residentes do Studio 54. Mesmo com a derrocada da disco, Siano nunca parou de tocar e sua agenda nos últimos anos tem sido global. Alguns anos atrás, a Soul Jazz lançou a coletânea Nicky Siano's Legendary The Gallery, com alguns de seus hits dos tempos dourados, como "I Got It", de Gloria Spencer, "Yes We Can Can", das Pointer Sisters, e "Law of the Land", dos Temptations. Só faltou "Love Is the Message", do MFSB, um dos maiores sucessos da disco e que teve em Nicky seu primeiro divulgador.
DINOSSAURO
Nicky nunca se aventurou muito na produção mas bastou uma dessas raras vezes para que produzisse um arranha-céu. Creditada a Dinosaur, "Kiss Me Again" resultou de uma parceria com o excêntrico Arthur Russell. É uma disco anti-convencional, mas matadora na pista, e ainda tem David Byrne (Talking Heads) mandando ver numa guitarra sujamente funky.
Em comunicado à imprensa, Nicky frisa que "estou me aposentando da discotecagem, não da vida ou de trabalhar com entretenimento", mas não especificou o que pretende fazer. Um dos projetos paralelos no qual ele está envolvido agora é um filme sobre a história do Gallery. No site dele, tem alguns trechos com fotos memoráveis.
Postar um comentário
comente